Cod: 441977
Par de frascos
Época: Século XVII
Precioso par de pequenos frascos com corpo oval em vidro azul, com acabamento em prata finamente gravada e decorada com máscaras grotescas. Os frascos repousam sobre bases circulares e apresentam duas alças laterais que sustentam o encaixe das tampas.
A montagem em metal precioso, além da função estrutural, tinha como objetivo enobrecer e valorizar o objeto, conferindo-lhe prestígio e tornando-o um símbolo de alta posição social.
Destinados a conter elixires, perfumes ou outras substâncias preciosas, os frascos, devido às suas pequenas dimensões, eram particularmente adequados para uso em toucador, como presentes refinados ou como objetos de coleção destinados à exibição em Wunderkammern.
Realizados com grande requinte, equilíbrio e proporção, são atribuíveis à produção Médici entre o final do século XVI e o início do século XVII. O vidro, de tonalidade azul intensa e uniforme, aparenta ser mais compacto e pesado do que as produções venezianas contemporâneas, às quais no passado artefatos desse tipo eram frequentemente atribuídos. Sabe-se, no entanto, que, a partir do final do século XVI, os Médici promoveram uma produção de vidro alternativa à de Murano, estabelecendo fornos grão-ducais nos quais também operavam mestres vidreiros venezianos, muitas vezes vindos diretamente da ilha da lagoa.
Objetos raros, em excelentes condições de conservação, com montagens originais (muitas vezes refeitos ao longo do tempo), vidro intacto e de um azul intenso (tonalidade menos comum do que o vidro incolor ou esverdeado) e, sobretudo, apresentados em par, constituem uma verdadeira raridade para colecionadores. Imperdíveis!
Dimensões: altura 15 cm - diâmetro da base 5,5 cm